Tiago Sousa no Botequim da Graça

Ainda estamos envoltos nas atmosferas mágicas da Livraria Ler Devagar, Buchholz ou festival MUCO, e já o Tiago Sousa nos apresenta um novo concerto, desta vez no Botequim da Graça. Quinta-feira, 23 de Dezembro, temos encontro marcado às 22h para uma audição pré-natalícia dos temas pertencentes ao álbum ainda por estrear Walden Pond’s Monk.

«A música de Tiago Sousa, de um academismo que recusa academias e conjuga um ambiente de composição com a confiança no improviso, é algo a que já não conseguimos escapar. Tornou-se impossível ignorá-lo desde que, em 2009, foi editado o magnífico “Insónia”, o álbum onde se revelou de forma decisiva a sua linguagem musical, centrada no piano e numa visão pessoalíssima da música erudita contemporânea que acolhe o jazz e a música exploratória da actualidade. Estejamos portanto atentos ao que se segue. O próximo álbum de Tiago Sousa será editado em Março de 2011 pela americana Immune Recordings, com distribuição da histórica Thrill Jockey, e tem por título “Walden Pond’s Monk”. Inspirado no título do álbum, é descrito como uma continuação da estética em desenvolvimento desde “Crepúsculo”, o álbum de estreia, editado em 2006. Desta vez, a evolução foi ditada pelo encontro com a obra citada de Thoreau, reflexão próxima do manifesto marcado por uma espiritualidade animista, algo que, de resto, se pressentia no pessoalíssimo romantismo da obra anterior de Tiago Sousa.»

(Mário Lopes, Ípsilon, 15 Outubro 2010)

Share
Esta entrada foi publicada em Wake Up! News, Wake Up! Recomenda. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>